© Rita Draper Frazão

Inner Tour is a blog about People, Arts and Traveling by Rita Draper Frazão.
If you want to use my work, presented here, please send me a message.

9.26.2024

David Pessoa: De Chelas para o Planeta | From Chelas to the Planet

David Pessoa: De Chelas para o Planeta © Rita Draper Frazão 2024


Eis o meu retrato de David Estevas Pessoa, vocalista e guitarrista da banda Fogo Fogo.

É de Chelas, e para além da música, a arquitectura também fez parte da vida do David. Eu que cresci com Arquitectos perto, vejo esta arte como uma maneira de pensar o espaço e o movimento - das culturas, de uma época, das luzes e das sombras. As artes visuais dedicam-se ao espaço, a música ocupa-se do tempo. O David reune as duas.

Há qualquer coisa nele que me remete para o viajante, o antropólogo ou explorador. A curiosidade com o mundo, o que é exótico, a tradição, as raízes, o que é inato, o que é nativo. Penso na busca de beleza e de experiências na viagem da vida.

Como fazer um pote de terracota. Com um rolinho de barro tipo cobra (cuja forma é parecida com o que vêm no desenho), só depois se afina a forma. Isto remete-me à matéria, à terra, à construção e, novamente, à arquitectura das coisas.

Reparo nas suas pulseiras. Tribais anéis de Saturno. Pressinto o
espírito cigano e o arejamento mental (daí o cabelo para o ar, para o céu) de outros lugares e épocas. Penso nos torques e braceletes do Museu de Arqueologia (MA) em Lisboa. Se não conhecem, recomendo!

Tudo isto para vos dizer que o "corpo de torques" do David é uma mistura de muitas (ou todas estas) coisas diferentes. E, como dizia o José Mário Branco na sua Inquietação, "Essa coisa é que é linda".

O torque dourado foi inspirado na bracelete do compósito de Cantonha, Guimarães (MA). O do leopardo simboliza África, o exótico, o selvagem, o ar livre. O que é castanho remete para as raízes, para a cor da terra e do barro.
No azul eu queria pôr uma referência a Chelas, às viagens e à
arquitectura. Pensei logo num mapa, mas o traçado das ruas tinha que caber naquele torque e os nomes tinham que fazer sentido. Acreditem ou não, dei com estes nomes de ruas reais: Rua de Cima de Chelas, Azinhaga do Planeta e Rua da Quinta dos Ourives.

Nem era preciso mais nada. O conceito deste trabalho, o David e eu já tínhamos ali encontro marcado, qual ponto de partida para esta viagem conjunta: De Chelas para o Planeta (que é o título desta peça).

English translation below.

-

Here's my portrait of David Pessoa, vocalist and guitarist of the band Fogo Fogo.


He's from Chelas and besides music, architecture was also part of David's life. I grew up with Architects nearby, and I see this art as a way to think space and movement - of cultures, of a time, of lights and shadows. The visual arts are dedicated to space, music concerns time. David brings the two together.

There's something about him that reminds me of a traveler,
anthropologist or explorer. Curiosity about the world, what's exotic, tradition, roots, what's innate, what's native. I think about the search for beauty and experiences in the journey of life.

It's like making a terracotta pot. With a snake-like clay roll (whose
form's similar to the one shown in the drawing), only then is the
shape refined. This brings me to the matter, to the earth, to
construction and, again, to the architecture of things.

I notice his bracelets. Tribal rings of Saturn. I scent the gypsy
spirit and the mental airing (hence the hair in the air, towards the
sky) of other places and times. I think about the torques and
bracelets at the Archeology Museum (AM) in Lisbon. If you don't know it, I recommend it!

All this, to tell you that David's "torque body" is a mixture of many
(or all of these) different things. And, as Zé Mário Branco said in
his song Inquietação, That thing's what's beautiful.

The golden torque was inspired by the bracelet from
Cantonha's Composite, Guimarães (AM). The leopard symbolizes Africa, the exotic, the wild, the outdoors. The brown one refers to the roots, the color of the earth and clay.
In the blue one, I wanted to put a reference to Chelas, travel and
architecture. I immediately thought of a map, but the streets layout had to fit that torque and the names had to make sense. Believe it or not, I came across with these real street names (translated): Upper Chelas' Street, Planet's Lane and Silversmith's Farm Street.

Nothing else was needed. The concept of this work, David and I already had an appointment there, as a starting point for this joint journey: From Chelas to the Planet (which is the title of this piece).

Sem comentários:

Enviar um comentário